Relações Públicas: mais que uma profissão, é uma causa, uma paixão, um caso de amor...

Esta campanha é para você que é apaixonado pela profissão e não suporta mais lamúrias e lamentações. Vamos a luta, o reconhecimento é fruto de trabalho, certamente, ele não vai cair do céu. Esperamos contar com vocês em mais esta batalha!

terça-feira, novembro 21, 2006

Manifesto 22 de Novembro

O dia 22 de novembro, desde o ano de 2006, passa a ser um dia simbolicamente muito importante para todos nós!

Simbolicamente porque, na prática, este será apenas mais um dia na rotina dos grandes profissionais de relações públicas deste país.

Contudo, este dia é especialmente importante para nós porque passa a se constituir num marco histórico das relações públicas no Brasil, delimitando historicamente dois momentos distintos:

- o primeiro (anterior), em que o relações públicas se sentia o “patinho feio” da comunicação, mesmo sem ser;

- o segundo (que passamos a assumir de agora em diante), em que o “patinho feio” cresceu e se tornou um belo cisne, o gestor da imagem e dos relacionamentos das organizações.

A partir deste instante declaramos, portanto, que não mais aceitamos ser coadjuvantes da história, uma vez que sempre foi e sempre será nossa a responsabilidade de protagonizar a comunicação corporativa e organizacional, bem como todas áreas de atuação inerentes às relações públicas, que envolvam a gestão da qualidade dos relacionamentos estabelecidos entre as organizações e seus diversos públicos de interesse.

Declaramos a quem possa interessar que somos uma categoria organizada, que possui uma profissão regulamentada, estabelecida e acima de tudo, somos uma classe consciente da nossa importância no contexto sócio político e econômico deste país e, portanto, vamos cobrar os nossos direitos e tomar posse dos nossos espaços no mercado de trabalho, doa a quem doer.

Esta mobilização nacional vem consolidar, de uma vez por todas, a idéia de fortalecer as nossas entidades representativas de classe, a partir da fomentação do surgimento de uma “nova” categoria profissional, muito mais consciente dos seus direitos e obrigações, não apenas como profissionais, mas também como cidadãos.

Neste momento histórico, portanto, cabe a cada estudante, a cada profissional de relações públicas deste país, continuar dando a sua parcela de contribuição nesta luta, ampliando a sua participação, potencializando a atmosfera positiva que se encontra hoje a profissão de relações públicas no Brasil, atmosfera esta que nós, participantes desta grande campanha nacional pela valorização da profissão no Brasil, temos orgulho de ter ajudado a construir.

22 de novembro - Dia Nacional pela Valorização da Profissão de Relações Públicas
www.22denovembro.rp-bahia.com.br

Campanha Nacional de Valorização da Profissão de Relações Públicas

www.campanha.rp-bahia.com.br

VERSÃO PARA IMPRESSÃO PODE SER ACESSADA NO ENDEREÇO:
http://www.rp-bahia.com.br/22denovembro/downloads.htm

2 Comments:

Blogger jj said...

Ótimo texto!!!
Deixa bem claro que nossa situação no mercado de trabalho tem que ser escandarada. Todo conteudo condiz com o que minha professora relata em aula.
Não temos mais que ser confudido com Markenting ou Jornalismo e nao temos que estar departamento de Recursos Humanos! Somos regulamentados pela seguinte lei

"Os dirigentes da ABRP trabalharam exaustivamente e aceleradamente. Surge então, mais um resultado, em 26 de setembro de 1968, com a publicação do Decreto nº 63.283, que regulamentou a Lei nº 5.377/67, como também pela necessária criação dos Conselhos Federais e Regionais de Relações Públicas. Os Conselhos foram criados em 11 de setembro de 1969, pelo Decreto-Lei nº 860 e sua regulamentação aconteceu em 4 de maio de 1971, pelo Decreto nº 68.582/71."

Temos que nos mostrar e retomar as condições que foram dadas a nós RP's

Doa a quem doer, podemos cobrar sim e devemos!

Jefferson Machado
Graduando em Relações Públicas
Universade Cruzeiro do Sul - SP
jeffersonmp@hotmail.com

1:35 AM  
Blogger Espaço RP said...

Oi Marcelo!
Escolhi a profissão de RP e nunca me arrependi da minha escolha, vejo a cada dia que e isso mesmo que eu quero para a minha carreira profissional. Essa mobilização do dia 22 de Novembro pra mim e uma forma de monstrar o amor que tenho por essa profissão e assim, abrir portas para nós futuros profissionais
Fico muito feliz pelo recado
E é claro pode contar com seus colegas de Goiânia
Muito Obrigada!

Lilian Mesquita Barbosa

3:48 PM  

Postar um comentário

<< Home